GOVERNANÇA

GOVERNANÇA

Acionistas

A JBS S.A. é uma sociedade anônima regida pelo estatuto e a legislação em vigor. Sua estrutura é formada pelo Conselho de Administração, pela Diretoria Global de Compliance, por um Conselho Fiscal permanente e por comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, que atuam em temas estratégicos para a empresa: Sustentabilidade, Auditoria, Financeiro e Gestão de Riscos, Governança e Partes Relacionadas.

Existem, ainda, outras áreas estratégicas, subordinadas à Presidência Global: Qualidade e Segurança dos Alimentos, Suprimentos, Recursos Humanos e Centro de Excelência e Inovação.

As presidências da JBS e do seu Conselho de Administração são exercidas por profissionais diferentes e a remuneração fixa mensal é baseada no desempenho de suas funções. Não há pagamento de benefícios diretos e indiretos ou participação nos resultados. Já a remuneração das demais lideranças se baseia em indicadores de desempenho, a fim de incentivar o crescimento sustentável da organização, em médio e longo prazos, e a conquista de metas de curto prazo. Os valores são comparados periodicamente com os praticados pelo mercado, mediante pesquisas e alinhados aos interesses da companhia e de seus acionistas.

Composição acionária e societária

No Conselho de Administração da Companhia, 77,7% dos membros são independentes, enquanto o percentual exigido pelas regras do Novo Mercado é de 20%. Além disso, o capital social é formado exclusivamente por ações ordinárias, o que confere direitos iguais a todos os acionistas, com previsão de concessão de tag along a todos no caso de alienação do controle acionário da JBS.

As ações da companhia compõem a carteira teórica dos seguintes índices da B3:

  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (Itag)
  • Índice Brasil 100 (IBrX 100)
  • Índice Brasil 50 (IBrX 50)
  • Índice Brasil Amplo (IBrA)
  • Índice Carbono Eficiente (IC02)
  • Índice BM&F Bovespa (Icon)
  • Índice Valor BM&F Bovespa (IVBX-2)¹
  • Índice Mid-Large Cap (MLCX)
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT)
  • Índice de Governança Corporativa Novo Mercado (IGC-NM)
  • Índice do Setor Industrial (INDX)
  • Índice Ibovespa

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a JBS tem seus papéis negociados na forma de American Depositary Receipts (ADRs) Nível 1 no mercado de balcão OTCQX. A comunicação com acionistas e investidores é feita pela área de Relações com Investidores, que mantém um site na internet e realiza periodicamente a divulgação dos resultados, por meio de teleconferências e eventos com integrantes do mercado de capitais e imprensa especializada.

Capital social

O capital social totalmente subscrito e integralizado é de R$ 23.576,2 milhões divididos em 2.511.135.770 ações ordinárias. Cada ação ordinária dá direito a um voto nas deliberações da Assembleia Geral.

Direitos dos acionistas

As ações da JBS garantem aos seus titulares os seguintes direitos:

  1. Direito de voto nas assembleias gerais da companhia;
  2. Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  3. Em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along com 100% do preço);
  4. Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da Bovespa, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembleia de Acionistas Titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores;
  5. Todos os demais direitos assegurados às ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, no Estatuto Social da JBS e na Lei das Sociedades por Ações.