Responsabilidade com a comunidade

Comunidade

A abordagem da companhia em relação à responsabilidade com a comunidade é baseada em ações de desenvolvimento, apoio e doações que permitem impactar os locais onde os colaboradores da JBS vivem e trabalham, beneficiando assim a comunidade em que está inserida.

A empresa entende que, por meio de suas operações, tem um grande impacto social nas regiões onde atua. Muitas unidades produtivas estão situadas em áreas distantes de grandes centros urbanos, o que faz com que a JBS seja responsável pela maior parte da geração de empregos diretos e indiretos nesses locais

A companhia também procura contribuir para o desenvolvimento das comunidades por meio do apoio a iniciativas voltadas à educação e à formação de crianças e jovens.

Além disso, nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil, por exemplo, as unidades da JBS são uma porta de entrada para o mercado de trabalho para imigrantes de diferentes partes do mundo

Comunidades

JBS Brasil

Por meio do  programa Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade, instituído em 2019, com mais de 75 municípios cadastrados e mais de 90 instituições beneficiadas, a companhia estruturou suas ações voltadas à comunidade. Em 2020, as iniciativas do programa se concentraram no auxílio ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas frentes de Saúde Pública, Ciência e Social. 

Em 2020, a JBS anunciou a criação do Fundo JBS pela Amazônia para apoiar projetos relacionados à conservação e restauração da floresta, além do desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico das comunidades. 

Além disso, a JBS foi a idealizadora e é a principal mantenedora da Escola Germinare, uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de proporcionar o ensino gratuito de alta qualidade, em período integral, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. 

JBS USA

A JBS USA trabalha com organizações parceiras que apoiam os desfavorecidos e os necessitados, contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar da juventude, promovem a agricultura, apoiam os colaboradores da empresa, promovem a diversidade e fornecem respaldo às comunidades locais.

A companhia reconhece especialmente o papel relevante que desempenha nas regiões onde os membros de sua equipe vivem, bem como em locais onde possui operações. Além de ser uma grande geradora de empregos, a empresa mantém uma longa história de parceria com organizações sem fins lucrativos e incentiva sua equipe a aproveitar todas as oportunidades de serem membros ativos de sua comunidade. O objetivo é que, ao redor do mundo, os atores de cada território considerem a JBS USA uma boa vizinha.

Em 2020, a JBS USA, Canada e Pilgrim’s US lançaram o Hometown Strong, uma iniciativa de US$ 50 milhões para levar força e estabilidade às comunidades onde estão inseridos. As equipes de gerenciamento das unidades têm trabalhado com líderes e organizações locais para determinar como os fundos podem ajudar a atender às necessidades imediatas e a longo prazo da comunidade.

Contribuição aos ODS

A JBS realiza sua gestão de sustentabilidade alinhada ao cenário mundial e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU como plataforma e referência para suas ações de sustentabilidade. Conheça os ODS alinhados aos compromissos em Responsabilidade Social:

(1) Erradicação da pobreza; (3) Saúde e Bem-Estar; (4) Educação de Qualidade; (8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; (10) Redução das Desigualdades.

Documentos corporativos

  1. Política Global de Engajamento da Comunidade
  2. Política Global de Relacionamento com Partes Interessadas
  3. Política de doações (Brasil)
  4. Regimento Interno do Comitê de Responsabilidade Socioambiental