Responsabilidade com a comunidade

Comunidade

Programas sociais

Não há empresa próspera em comunidade que não é próspera. Essa é a crença que move a ação da JBS nos locais em que a empresa opera. 

Em 2020, todas as ações voltadas às comunidades foram lideradas pelos programas Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade e o Hometown Strong que evidenciaram o desejo dos colaboradores de se engajarem socialmente. No ano em que todas as atenções estiveram voltadas à Covid-19, a JBS precisou refletir sobre seu papel nas comunidades com relação às questões socioambientais o que resultou na implantação de ações efetivas para a sociedade no enfrentamento da pandemia.

Gestão e governança

Com operações em mais de 120 municípios no Brasil, a JBS se relaciona com comunidades diversas e respeita as características de cada localidade. 

Em 2019, a companhia elaborou uma pesquisa para direcionar seus investimentos sociais. A ação contou com a participação de mais 16 mil colaboradores de unidades diversas em todo o país, além de instituições locais. A pesquisa apontou que a maior carência nos munícipios de atuação da JBS são Educação; Condições Básicas; e Saúde, direcionando assim, os investimentos sociais da companhia na época. 

Um dos objetivos da pesquisa foi o fortalecimento dos projetos já existentes e a construção de uma identidade de ação institucional, que se consolidou com o programa Fazer o Bem Faz Bem. Assim, o programa se tornou o primeiro do gênero a ser realizado por todas as unidades de negócio da companhia no Brasil: Friboi, Swift, JBS Couros, Seara e JBS Novos Negócios.

O modelo de gestão de engajamento social da companhia, no Brasil, é coordenado pela diretoria executiva de Recursos Humanos, que define as diretrizes, os indicadores e as prioridades de investimento social, de maneira centralizada, dando transparência e visibilidade aos resultados alcançados.

Nos EUA, o direcionamento do investimento social é definido com a participação do diretor de Recursos Humanos, as equipes de gerenciamento de unidades e seus líderes em parceria com as organizações locais. Dessa forma, determinam-se como os fundos podem ajudar a atender às necessidades imediatas e a longo prazo das comunidades. Os investimentos são realizados prioritariamente a organizações que:

  • Apoie os desfavorecidos e necessitados
  • Melhorar o desenvolvimento e o bem-estar dos jovens
  • Promova a agricultura
  • Apoie os membros da equipe JBS
  • Promova aceitação e diversidade
  • Apoie nossas comunidades locais

A Companhia realiza uma avaliação para verificar a efetividade das doações e garantir que há um impacto real. 

Metas e objetivos

Embora não haja metas de investimento definidas, a JBS Brasil busca atender as necessidades das comunidades vulneráveis onde a empresa atua, avaliando as prioridades de cada região por meio do programa Fazer o Bem Faz Bem. A JBS USA também não estabelece metas de doação ou voluntariado de forma consolidada, no entanto, cada unidade da JBS tem um orçamento anual dedicado ao apoio às iniciativas em comunidades locais.

Todas as unidades da companhia são incentivadas a seguir diretrizes básicas para estabelecer parcerias com a comunidade e determinar o melhor uso dos recursos financeiros. 

Iniciativas no Brasil

Programa Social: Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade

Instituído em 2019, com mais de 75 municípios cadastrados e mais de 90 instituições beneficiadas, a companhia estruturou suas ações voltadas à comunidade, por meio do Fazer O Bem Faz Bem, programa dedicado a promover ações para transformação e apoio social nas comunidades onde a JBS está presente de acordo com as necessidades e realidade do momento.

Em 2020, a empresa direcionou o programa ao enfrentamento da Covid-19 e destinou R$400 milhões para ações em três frentes: Saúde Pública, Assistência Social e Apoio à Ciência. As tomadas de decisão foram baseadas na avaliação de três comitês, com a participação de especialistas externos: Consultivo para Saúde, Ciência & Tecnologia e Social. A JBS colocou sua estrutura operacional e colaboradores a serviço do levantamento das necessidades de cada região e logística de distribuição de doações.

  • As ações que impactaram 77 milhões de pessoas em mais de 300 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. Entre as principais iniciativas e doações estão:
  • Construção de dois hospitais permanentes – No Pará e no DF;
  • 88 ambulâncias;
  • 561 respiradores;
  • 400 cilindros de oxigênio para Manaus;
  • 19,5 milhões de EPIs;
  • 15 obras de reformas e expansão de unidades de saúde;
  • Investimento em 39 pesquisas científicas e tecnológicas;
  • 575 mil cestas básicas entregues.

Com todas as iniciativas, a companhia foi reconhecida entre as empresas que se destacaram no combate à pandemia pelo 1º Prêmio Notáveis CNN. 

Em 2021, o programa foi ampliado, mantendo suas ações de apoio e desenvolvimento das comunidades, doação de alimentos e refeições prontas por meio de apoio às ONGs que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade social e as ações de emergência ao Covid-19.

Atualmente, as prioridades de atendimento do Fazer O Bem Faz Bem incluem:

• Apoio e desenvolvimento das comunidades do entorno das unidades operacionais;

• Resposta de emergência e alívio do Covid-19;

• Programa de Voluntariado Nacional;

• Capacitação Profissional e Inclusão  


Para saber mais sobre a atuação do Fazer O Bem Faz Bem, acesse o site aqui.

Fundo JBS pela Amazônia

Conservação e recuperação de florestas, apoio às comunidades e desenvolvimento científico e tecnológico serão alcançados por meio da atuação do Fundo JBS pela Amazônia, criado para fomentar e financiar ações e projetos para o desenvolvimento sustentável no bioma.

A JBS aportou R$ 250 milhões para financiar as ações do Fundo em seus cinco primeiros anos, além de convidar seus stakeholders a contribuir com a iniciativa. A companhia vai igualar sua contribuição às doações de terceiros na mesma proporção, até o limite de R$ 500 milhões. A meta é levar os recursos do fundo a um total de R$ 1 bilhão até 2030.

Com a iniciativa, a JBS pretende fomentar o desenvolvimento sustentável do bioma Amazônico, promovendo a conservação e o uso sustentável da floresta, a melhoria da qualidade de vida da população que nela reside e o desenvolvimento de um portfólio de produtos sustentáveis de qualidade para o mundo.

Os principais pilares de atuação do Fundo são:
1) Conservação e restauração da Floresta

2) Desenvolvimento socioeconômico das comunidades

3) Desenvolvimento científico e tecnológico

Conheça mais sobre a atuação do Fundo JBS pela Amazônia e os projetos que recebem investimentos acessando o site aqui.

Destaques das unidades de negócio

Por meio da Friboi a empresa apoia a campanha Agro Contra o Câncer, criada para angariar fundos ao Hospital de Amor, em Barretos (SP) – considerado o maior centro especializado em câncer da América Latina, atendendo diariamente mais de 4 mil pacientes, de maneira gratuita.

Na campanha, a Friboi funciona como canal para que seus fornecedores de gado possam participar com a doação de R$ 1,00 por animal negociado com a empresa. 

O Instituto Chefs Especiais, outra iniciativa apoiada pela Friboi desde 2013, promove a união entre os sabores da gastronomia e a inclusão social. O projeto oferece aulas de culinária para pessoas com Síndrome de Down e as incentiva para que trabalhem sua independência enquanto desenvolvem novas habilidades na cozinha. Atualmente, o projeto atende 300 alunos por ano. A JBS contribui com doação financeira anual de R$ 300 mil, doação de produtos e por meio de aulas.

Em 2019, a empresa patrocinou também a primeira edição, em São Paulo, do tradicional torneio Taça das Favelas. Maior competição entre comunidades do mundo, o evento é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, com o objetivo de reforçar a inclusão social por meio do esporte. 

A JBS Couros, por sua vez, tem ampla atuação social no Brasil e em outros oito países, de acordo com situação local:

• No Vietnã, a empresa promove, anualmente, ações sociais na Província de Dak Lak, com o objetivo de distribuir cestas básicas para as famílias e brinquedos para as crianças, entre outras iniciativas. Em 2019, houve a construção de mobiliário, com material reciclado que foi doado à escola da província, e a pintura da escola pelos colaboradores da unidade de couros; 

• Na Argentina, uma parceria com o sistema prisional permite que a empresa encaminhe matérias-primas de sua produção a penitenciárias, onde o material é transformado em produtos doados ao Corpo de Bombeiros, hospitais regionais, cursos de artesanato e às próprias unidades prisionais; 

• No Uruguai, a JBS promove oficina de fabricação de artigos de couro (marroquineria) e apoio escolar. A oficina é realizada nas instalações da empresa, tendo colaboradores e vizinhos como público-alvo. As aulas de apoio escolar, por sua vez, são destinadas a filhos de colaboradores e estudantes da comunidade vizinha à unidade. 

Iniciativas JBS USA

A JBS USA trabalha com organizações parceiras que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar da juventude, promovem a agricultura, apoiam os colaboradores da empresa, fomentam a diversidade e fornecem respaldo às comunidades locais.

A companhia reconhece especialmente o papel relevante que desempenha nas regiões onde os membros de sua equipe vivem, bem como em locais onde possui operações. Além de ser uma grande geradora de empregos, a empresa mantém uma longa história de parceria com organizações sem fins lucrativos e incentiva sua equipe a serem membros ativos de sua comunidade. O objetivo é que, ao redor do mundo, os atores de cada território considerem a JBS USA uma boa vizinha.

Em 2020, a JBS USA, Canadá e Pilgrim’s US lançaram o Hometown Strong, uma iniciativa de US$ 50 milhões para levar força e estabilidade às comunidades onde estão inseridos. As equipes de gerenciamento das unidades têm trabalhado com líderes e organizações locais para determinar como os fundos podem ajudar a atender às necessidades imediatas e a longo prazo da comunidade.

Com o mesmo objetivo do Programa Fazer o Bem Faz Bem no Brasil, nos Estados Unidos, durante a pandemia global, foi desenvolvida pela JBS USA e a Pilgrim’s a plataforma exclusiva Hometown Strong, que tem como objetivo concentrar os investimentos sociais e gerar impactos duradouros nas comunidades onde as companhias atuam.

Entre as prioridades do programa estão:

• Fortalecer a infraestrutura da comunidade

• Resposta de emergência e alívio ao Covid-19

• Aliviar a insegurança alimentar

Better Futures 

Como parte da iniciativa Hometown Strong, a JBS USA e a Pilgrim’s U.S. estão construindo o maior programa de mensalidades universitárias gratuitas na América rural, o Better Futures. Os colaboradores e seus filhos dependentes têm a oportunidade de realizar seus sonhos de ensino superior para obter diplomas de cursos superiores de curta duração e certificados comerciais em faculdades técnicas e comunitárias. A JBS reconhece e acredita no poder transformador do ensino superior e nas oportunidades decorrentes da educação, dos cursos e do treinamento de habilidades técnicas.

O Better Futures remove uma grande barreira financeira para comparecimento à faculdade e se torna o maior programa gratuito de mensalidade universitária na zona rural da América. Os conselheiros da JBS USA e da Pilgrim’s também ajudarão os colaboradores no processo de inscrição, o que pode ser um impedimento para as pessoas que se matriculam na faculdade pela primeira vez. O programa Better Futures oferece investimentos significativos no futuro dos colaboradores, suas famílias e as comunidades do entorno.

Tomorrow Fund da Pilgrim’s

Em 2019, a Pilgrim’s U.S. lançou o Tomorrow Fund, um programa de bolsas de estudo para apoiar as atividades acadêmicas dos membros de nossa equipe e seus dependentes diretos. O objetivo é nos tornarmos a melhor e mais respeitada empresa em nosso setor, criando a oportunidade de um futuro melhor para os nossos colaboradores e seus familiares, por meio da educação. Todos os anos, é eleito um aluno de cada uma de nossas 30 unidades de processamento nos Estados Unidos e em Porto Rico, além de nosso escritório corporativo, a receber uma bolsa integral para uma universidade de sua escolha. Nossa meta é investir US$ 2 milhões nos beneficiários das bolsas do Tomorrow Fund da Pilgrim’s até 2025.

O programa apoia os colaboradores e seus dependentes diretos na busca por um diploma de bacharelado, uma certificação técnico-profissional ou um diploma de nível técnico. Os ganhadores do prêmio participam de um programa de mentoria da Pilgrim’s e recebem ofertas de estágio durante o verão nas suas unidades em todo o país. Na Pilgrim’s, acreditamos que nosso pessoal é nossa maior força. O Tomorrow Fund investe no futuro, apoia nossas comunidades locais e melhora a vida dos nossos colaboradores e de seus familiares através da capacitação, educação e crescimento pessoal. Concedemos à nossa turma inaugural de líderes do Tomorrow Fund uma bolsa integral para o outono de 2020, e anunciaremos a segunda turma de 30 premiados em 2021.

Outros destaques de ações JBS USA

Na sede corporativa da JBS USA, em Greeley, no estado do Colorado, a companhia estabelece uma parceria de longa data com a United Way e desenvolve uma campanha anual para apoiar a comunidade por meio dos esforços da United Way do Condado de Weld (UWWC). Para garantir que 100% das doações dos colaboradores fossem investidas diretamente nos programas, a JBS USA cobriu todas as despesas administrativas e de captação de fundos para os recursos sob gestão da UWWC.

Worthington United Way: os colaboradores da JBS levantaram um montante de US$ 167.000 na campanha de arrecadação de fundos de 2020 para a United Way do condado de Nobles. As contribuições são investidas na própria comunidade.

Adicionalmente, em parceria com o governo de Brooks, província de Alberta, no Canadá, a JBS USA apoia o JBS Canada Centre, espaço dedicado à comunidade imigrante para a prática de esportes, além de atividades educacionais, de convivência e outros serviços. Na biblioteca, por exemplo, milhares de pessoas encontram um ponto de apoio no aprendizado da língua inglesa e da cultura canadense.

Na Austrália, a Primo Foods presta suporte ao Foodbank, iniciativa voltada para o atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio da doação de produtos, avaliados em cerca de 390 mil dólares australianos. Em outro projeto voltado às comunidades vulneráveis, o CEO CookOff, a empresa forneceu alimentos para seis milhões de pessoas por meio de doação de dinheiro e produtos. 

Em vista dos recentes incêndios florestais que ocorreram em toda a Austrália, a JBS Austrália doou US$ 1 milhão para o Australian Volunteer Trust, estabelecido pelo Conselho Empresarial da Austrália em parceria com Administradores do Fundo. O Fundo será permanente e contínuo para apoiar os filhos de voluntários que morreram no combate a incêndios e qualquer desastre futuro. O impacto dos incêndios foi significativo e devastou comunidades nos estados do leste do país. Temos contato direto e relacionamentos de longo prazo com muitos produtores de gado e comunidades nessas áreas afetadas, e nosso apoio a eles irá continuar. Junto com essa doação, a JBS Australia continuará trabalhando e apoiando as comunidades afetadas e os produtores de gado por meio da continuidade de negócios regulares e doações de alimentos.

A Moy Park (que integra a Pilgrim’s Park) investiu em iniciativas voltadas para a educação em comunidades rurais, que incluem a concessão de bolsas de estudos, apoio à inserção no mercado de trabalho e treinamento em disciplinas empresariais para qualificar jovens, visando a empregabilidade. Outra parceria da empresa é com a Fundação Marie Curie, instituição comprometida em oferecer cuidado e apoio para as pessoas com doenças terminais e suas famílias. As enfermeiras do Marie Curie prestam assistência e apoio prático aos pacientes, dia e noite, em suas casas e em nove hospitais.

Além dessas iniciativas, desde 2015 a Moy Park se tornou parceira da FareShare, maior instituição de redistribuição de alimentos do Reino Unido, cujo objetivo é combater a fome com alimentos excedentes para instituições de caridade.

A JBS Pork e seus produtores parceiros formaram um time para doar mais de 22 mil quilos de carne suína e US$ 10.000 para o Food Bank of the Rockies. Essa doação faz parte do programa anual Hams Across America. As 200 mil porções de carne suína foram distribuídas pelo Banco de Alimentos, organização que é a maior instituição para alívio da fome no estado americano do Colorado, fornecendo alimentos e suprimentos para mais de 700 programas de erradicação da fome.

Por fim, em linha com os valores e a dedicação da Pilgrim’s Mexico em apoiar as famílias mexicanas, a companhia patrocinou e convidou todos os membros da equipe a participarem da Campanha Teleton de 2017, 2018 e 2019. A Campanha Teleton se dedicada a arrecadar recursos financeiros para crianças com deficiência, autismo ou câncer, e para as famílias que as apoiam. A Pilgrim’s Mexico também doa frango para a Fundação Teleton semanalmente, contribuindo com as refeições de crianças hospitalizadas.

Em 2020, a companhia deu continuidade ao Programa de Doações de Frangos, contribuindo com as comunidades do entorno de suas operações e áreas mais afetadas pela pandemia. As doações foram viabilizadas pelo DIF (Sistema Nacional de Desenvolvimento da Família) e prefeituras. Também realizou a doação de equipamentos de limpeza e desinfecção, além de barris de armazenamento, que foram modificados e utilizados para transferência de pacientes com COVID-19. 
O trabalho social da companhia tem sido reconhecido por meio do ESR Distinctive (Distintivo de Responsabilidade Social Corporativa), concedido pelo CEMEFI Mexican Center for Philanthropy, maior reconhecimento concedido no México a empresas comprometidas com uma gestão socialmente responsável e sustentável.