Responsabilidade com o animal

Animal

O compromisso de assegurar o bem-estar animal está entre as prioridades da agenda global da JBS, em respeito às demandas de clientes, consumidores, sociedade e aos preceitos de valorização da vida.

As práticas adotadas estão de acordo com as melhores referências, como as cinco liberdades fundamentais dos animais, conceituadas pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC).

1. Livre de fome, sede e má nutrição

2. Livre de desconforto

3. Livre de dor, injúria e doença

4. Livre para expressar seu comportamento natural

5. Livre de medo e estresse

As diretrizes relacionadas ao tema estão dispostas na Políticas Corporativa Global de Bem-estar Animal. A companhia também mantém no Brasil um Comitê de Bem-Estar Animal, responsável pelo estabelecimento de normas de aprimoramento das políticas de bem-estar animal já adotadas, composto por representantes das áreas corporativas de sustentabilidade, qualidade, agropecuária e indústria, entre outros colaboradores.

Todas as unidades de negócio da JBS mantêm equipes multidisciplinares especializadas para cada espécie animal, bem como profissionais responsáveis pelo tema de maneira corporativa, que passam por constante aprimoramento. Cabe a eles, ainda, garantir o cumprimento das políticas e procedimentos exigidos pelos programas de bem-estar animal, por elaborar e aprimorar as boas práticas da companhia, oferecer suporte às unidades de produção, estabelecer parcerias com pesquisadores, empresas especializadas e universidades, coordenar projetos de pesquisa e inovação, além de desenvolver as especificações técnicas de adoção compulsória por fornecedores.

Todos os profissionais envolvidos no contato com os animais recebem treinamento específico sobre manejo animal e abate humanitário, periodicamente.

A JBS trabalha constantemente para reduzir o uso de antibióticos em toda a cadeia de fornecimento, de maneira que não faz parte da rotina de produção o seu uso preventivo. Atualmente, são ministrados apenas em casos de necessidade, sempre com recomendação veterinária.

O uso dos medicamentos é registrado e rastreado em toda a cadeia integrada e própria dos fornecedores de aves e suínos. 

Destaque

Contribuição aos ODS

Os ODS alinhados aos compromissos da companhia relacionados ao pilar Responsabilidade com o Animal são: Consumo Responsável (12) e Vida Sobre a Terra (15).

Conheça a Política de Bem-Estar Animal da JBS.