Responsabilidade com o Colaborador

Colaborador

Capacitação

A JBS tem como premissa incentivar e apoiar o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de carreira, assim como retendo seus talentos. Por conta disso, todas as unidades de negócio investem em programas com esse viés.

JBS Brasil

Todas as unidades de negócios da JBS no Brasil mantêm suas universidades ou academias de treinamento, com foco na capacitação qualificada e no desenvolvimento de carreira:

• Friboi – Universidade Friboi, Centro de formação de Faqueiros (CFF) e Centro de Formação de Desossadores (CFD)

• Seara – Universidade Seara e Academia da Qualidade

• JBS Couros – Academia da Liderança

• Swift – Academia de Vendas e Academia de Líderes

Conheça outros programas para o desenvolvimento de pessoas:

Jovens de Valor

O programa Jovens de Valor investe no desenvolvimento de talentos, como especialistas e primeiro nível de liderança, em áreas de engenharia e jurídico trabalhista, além dos trainees

A iniciativa inclui a plataforma Jovens de Valor (jbs.com.br/jovensdevalor) e um perfil no Facebook (facebook.com/JovensDeValorJBS). O programa encerrou 2020 com 32 jovens líderes e especialistas em engenharia capacitados pelo programa. Com foco industrial, o Programa de Talentos Internos seleciona jovens com potencial de liderança, capazes de gerenciar processos e equipes nas diferentes unidades de negócios da Companhia. Em 2020, a Friboi tinha 25 profissionais do programa Jovens de Valor, dos quais 20 foram efetivados. Já a JBS Novos Negócios trabalhou com cinco trainees, e contratou quatro jovens após o programa.

Talentos Internos

Talentos Internos forma supervisores para as áreas de manutenção, produção, transporte e logística, a partir de seleção de colaboradores das áreas operacionais. Com 46 colaboradores formados pelo programa, em 2020 a empresa abriu 55 vagas, com 46 efetivações.

Advogado Trabalhista

Já o programa Advogado Trabalhista é aberto a profissionais com até dois anos de formação. Desde 2016, foram formados 39 advogados. Atualmente, o programa é desenvolvido em nove unidades do grupo e na sede da Companhia.

Sem Fronteiras

O programa valoriza os especialistas desossadores, oferecendo a oportunidade aos colaboradores da Friboi e da Seara de trabalhar na unidade da JBS Canada, na cidade de Brooks, em Alberta. O projeto reforça o posicionamento global da Companhia e gera oportunidades, experiência internacional, retenção e compartilhamento de conhecimento entre colaboradores. O programa foi criado em 2015 e já enviou ao Canadá cerca de 80 profissionais de estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e São Paulo. Em 2020, em função da pandemia de COVID-19, os 19 profissionais selecionados pela Friboi e Seara tiveram o início do trabalho adiado. 

JBS USA

Os colaboradores da JBS USA têm a oportunidade de receber treinamento de liderança por meio de vários programas. Os programas de liderança são ajustados às necessidades de cada unidade de negócio com comunicação entre elas para compartilhar as melhores práticas e resultados.

Programas para o desenvolvimento de pessoas:

Programa de Estágio 

O Programa de Estágio oferece aos estudantes universitários a oportunidade de obter experiência prática na indústria e desenvolver sólidas habilidades de liderança. Esse estágio de verão de dez semanas contempla aproximadamente 150 participantes por meio de experiências de aprendizado prático e projetos significativos que aprimoram nossos negócios e fornecem educação e valiosa experiência no local de trabalho. Os estagiários são colocados em uma função de unidade de produção ou de negócios corporativos, onde aprendem com líderes experientes que lhes oferecem exposição às incumbências do setor e oportunidades de networking com a administração sênior. Os estágios não são apenas vagas remuneradas, mas o programa também permite que os alunos recebam créditos universitários. 

Programa de Trainee em Gestão

Recém-formados na faculdade que buscam seguir sua paixão por construir uma carreira na indústria de proteína animal podem se inscrever no Programa de Trainee em Gestão da JBS. Esse programa de rodízio de 12 meses é pensado para aqueles que estão prontos para se destacar em ambientes de trabalho técnicos, culturais e com base em líderes. Rodízios personalizáveis permitem que os trainees aumentem suas habilidades de gerenciamento de projetos, solução de problemas e colaboração de acordo com seus próprios interesses e aspirações de carreira. A cada ano integramos cerca de 100 trainees da JBS USA dos Estados Unidos, Canadá e México. O currículo de orientação capacita os trainees a buscarem o sucesso individual enquanto contribuem para as operações da JBS USA.

Programa de Trainee do México

Esse programa é pensado para criar um canal de recém-formados do México que se desenvolverão para serem futuros líderes de operações. O programa de desenvolvimento de liderança rotativa de 12 meses é uma oportunidade de ganhar experiência prática em várias áreas e um entendimento profundo de como o negócio funciona. Os primeiros seis meses do programa de treinamento são passados no México, em uma unidade de processamento da Pilgrim’s. Os últimos seis meses são passados nos Estados Unidos com a intenção dos trainees serem colocados em uma função de liderança nessa unidade. Ao longo dos 12 meses, os trainees passam por três treinamentos de desenvolvimento de lideranças que os preparam para uma carreira acelerada.

Desenvolvimento de Supervisor

Foi criado para identificar colaboradores de produção que possuam habilidades de liderança e para desenvolver seu potencial em um avanço contínuo. O Programa de Desenvolvimento de Supervisores é projetado para investir em colaboradores motivados, apaixonados e direcionados para resultados, fornecendo-lhes as ferramentas de que precisam para acelerar a ascensão em suas carreiras na JBS USA. O programa inclui quatro meses de treinamento rotativo em uma unidade da JBS USA, treinamento em habilidades de liderança e a oportunidade de conhecer e aprender com outros líderes em toda a empresa e já contempla mais de 150 colaboradores.

Leadership Warehouse 

Na JBS USA o objetivo é criar uma cultura que renda excelência sustentada. O Leadership Warehouse trabalha para motivar os colaboradores a fazerem sua parte para dar continuidade à Cultura da JBS USA. São seis frentes de desenvolvimento de liderança, fornecendo oportunidades de educação para diferentes níveis de liderança. São oferecidos acesso a programas que aprimoram suas habilidades de liderança e impulsionam a JBS USA para mais perto de sua Missão. Cada um dos programas de desenvolvimento do Leadership Warehouse é pensado e facilitado internamente, permitindo oferecer soluções de liderança culturalmente relevantes e orientadas para a empresa.

Gateway

O programa Gateway Executive Leadership foi criado para líderes sêniores e executivos que foram identificados como presidentes de negócios e futuros líderes executivos em potencial dentro da empresa. O programa faz parte do processo mais amplo de mapeamento de talentos (planejamento de sucessão) da JBS USA para garantir a prontidão e o aumento das capacidades nas funções de liderança de mais alto nível. O programa é focado principalmente em funções de negócios estratégicos e técnicos e oferece aos participantes a oportunidade de dominar essas áreas de negócios centrais antes de passarem para funções de liderança executiva mais amplas.

Summit

Criado para líderes sêniores interessados em aprendizado e crescimento contínuos, o programa é aberto a todas as unidades de negócios da JBS USA e reúne 25 líderes de alto potencial indicados para um treinamento de um ano de duração. O Summit apresenta os indicados aos conceitos de negócios por meio de parcerias com patrocinadores executivos e líderes de negócios locais para resolver problemas do mundo real, que ocorrem nas unidades locais. Com a exposição às nossas operações nos Estados Unidos, Austrália e Brasil, os participantes do Summit adquirem conhecimento de negócios de todas as unidades da empresa.

People First

Esse programa cria uma estrutura de sucesso para supervisores de linha de frente, gerentes de nível médio e gerentes corporativos. O programa oferece treinamento específico para todos os supervisores da linha de frente em quatro sessões ao longo do ano, com foco em técnicas e ferramentas de liderança que constroem, mantêm e elevam as equipes. Os tópicos do programa incluem construção de confiança e respeito, o custo da rotatividade, responsabilidade, delegação e priorização, comunicação e compartilhamento de informações. Para capacitar os colaboradores, são identificados e treinados membros internos da equipe para se tornarem facilitadores do Programa People First.

Fundamentos de Liderança 1.0

Leadership Fundamentals 1.0 é um novo programa de treinamento de gerentes, pensado para colaboradores recém-promovidos ou vindos de fora da empresa. O programa de um dia é oferecido oito vezes ao longo do ano, dando aos novos líderes exposição aos Valores, Missão e Crenças da JBS USA, além de oferecer habilidades básicas de liderança, como comunicação eficaz de equipe, delegação e gestão de desempenho. Esse programa é um pré-requisito para o programa mais avançado Leadership Fundamentals 2.0.

Fundamentos de liderança 2.0

Leadership Fundamentals 2.0 é um programa de educação de desenvolvimento de liderança de uma semana criado para orientar gerentes de nível médio em três categorias de liderança: Próprio, Outros e Processo. Esse programa está fundamentado no trabalho de base que os líderes de média gerência aprimoraram, levando seu conhecimento e experiência ainda mais longe. Grande parte dos itens práticos ministrados é adaptada da Cultura da JBS USA, mas o foco geral do programa é desenvolver líderes competentes e inspiradores.

Development Workshops

Os Development Workshops são projetados para membros da equipe não isentos de salários e que trabalham por hora no apoio a funções corporativas para atender às suas crescentes necessidades pessoais e profissionais. Em 2020, mais de 500 horas em treinamentos e workshops de desenvolvimento foram oferecidos e é planejado desenvolver conteúdo adicional e mais horas de treinamento. 

Power Hour

As oficinas de desenvolvimento Power Hour foram criadas em resposta direta à pandemia de COVID-19. À medida que os membros da equipe e líderes começaram a trabalhar em meio a condições incertas e mudanças sem precedentes, a JBS forneceu um programa rápido semanal de uma hora para reunir todos. Os workshops Power Hour forneceram treinamento e ferramentas para gerenciar o estresse, trabalhar por meio da mudança, liderar equipes remotas e uma variedade de conteúdo relacionado ao momento da pandemia.

Individual Development

A JBS e a  Colorado State University também oferecem patrocínio integral para uma ampla gama de cursos por meio da parceria de dez anos com a universidade. Essa parceria inclui MBA executivo, MBA on-line, certificado de graduação, certificado profissional e programas de conclusão de graduação em agronegócio on-line.

University of Pilgrim’s, México

Esse é um programa de treinamento de liderança projetado para beneficiar todos os níveis de colaboradores. Até o momento, mais de 275 membros da equipe se desenvolveram pessoal e profissionalmente e  obtiveram o diploma de segundo grau.

Programa Moy Park Accelerate Future Leaders

O programa Accelerate Future Leaders apoia o desenvolvimento de futuros líderes sêniores na empresa, concentrando-se na eficácia, influência e consciência para melhor liderar as equipes para “Serem as Melhores”.

Pilgrim’s UK Operational Leadership Trainee

O programa foi criado em 2019 para identificar talentos internos e externos em início de carreira, como recém-formados ou aprendizes, que têm potencial para se tornarem futuros líderes operacionais. É um programa rotativo de 24 meses, no qual os trainees passam seis meses em várias unidades do Reino Unido, trabalhando em projetos operacionais importantes.

Pilgrim’s UK Apprenticeships

Esse programa apoia e desenvolve aprendizes combinando o aprendizado dentro e fora do trabalho para melhorar o conhecimento, as habilidades e os comportamentos. Atualmente, os aprendizes são matriculados em estágios em uma ampla gama de disciplinas, incluindo finanças, gestão de projetos, RH, ciência alimentar e gestão. Os estágios variam do nível básico ao MBA.

JBS AUSTRÁLIA

Líderes sêniores

A JBS Austrália oferece oportunidades de desenvolvimento de liderança sob medida para executivos da empresa e liderança sênior. As ofertas incluem o Programa JBS USA Summit, programas de MBA Executivo, colocações individuais de pós-graduação, coaching executivo e destacamentos internacionais. 

Next Generation Leaders

Para líderes sêniores que aspiram a cargos executivos na JBS Austrália, as oportunidades de desenvolvimento incluem um curso de oito meses, o Next Generation Leaders, ministrado anualmente em parceria com a Queensland University of Technology, com o programa JBS USA Summit e coaching individual e rodízios.

Supervisores sêniores

O programa de desenvolvimento de liderança da JBS Austrália Impact prepara aqueles no nível de supervisor sênior para uma função como 2IC, gerente de fábrica ou uma função de suporte equivalente. O programa combina experiência residencial com aprendizagem ativa no local de trabalho na forma de orientação estruturada de líderes seniores nomeados.

People First

A JBS Austrália estreou o programa People First em 2019. Nos moldes do JBS USA People First, o programa apoia os colaboradores na transição de trabalho por hora para assalariado, dando-lhes liderança fundamental e habilidades de gestão.