Responsabilidade com o Colaborador

Colaborador

Inclusão e Diversidade

A JBS valoriza a diversidade de origens, idiomas e culturas, por entender que são características que proporcionam a oportunidade única de contar com colaboradores que trazem habilidades variadas, o que é fundamental para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, desenvolve programas de incentivo de contratação diversificada e de inclusão em todas as suas plantas e escritórios, em busca de um ambiente de trabalho confiável, agradável e produtivo.

A diversidade de etnia, cultura, religião, idiomas e país de origem é uma marca do quadro de colaboradores da Companhia. Somente na Europa, 89% são imigrantes. No Brasil, a equipe conta com imigrantes de vários países, como Senegal, Haiti e Venezuela, além de populações tradicionais (indígenas). Enquanto isso, no Canadá, os colaboradores se comunicam por meio de 100 idiomas e dialetos. Todos os estrangeiros recebem documentos escritos na língua nativa. Em 2020, a Companhia empregava mais de 2,5 mil profissionais de outros países. 

Também durante o ano de 2020, foi assinado no Brasil o Compromisso Público pela Equidade Racial, junto com diversas empresas do setor de bens de consumo.

Além desse cenário, próprio de uma empresa global, a JBS tem o compromisso de contratar e impulsionar o desenvolvimento de profissionais independentemente de nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero ou idade e de incentivar a inclusão de pessoas com deficiência.

A área de Recursos Humanos atua regionalmente, respeitando leis e normas locais, com suporte do RH corporativo e do head global da área. Além de trabalhar para a atração de talentos, programas locais incentivam o crescimento profissional de seus colaboradores.

Todo esse processo está alinhado à Política de Diversidade e Inclusão, publicada pela empresa em 2021. Os resultados poderão ser acompanhados ao longo dos próximos anos.

Gestão e Governança

JBS Brasil

A JBS tem o respeito aos Direitos Humanos como valor inegociável para a condução de seus negócios. Tem como compromisso promover e defender os direitos humanos em suas operações e na cadeia de valor, além das comunidades em que está inserida. A JBS é uma companhia global e deve refletir sua diversidade de consumidores, bem como das comunidades em que opera. Deve, também, liderar os esforços em prol de uma sociedade mais inclusiva. Por isso, desenvolve programas de incentivo de contratação diversificada e de inclusão em todas as suas plantas e escritórios, em busca de um ambiente de trabalho inclusivo, agradável e produtivo. Para os estrangeiros, as empresas customizam documentos, contrato de trabalho e manuais na língua nativa, além de promover a sua adaptação dentro das unidades. Em 2020, a JBS no Brasil empregava mais de 2,5 mil profissionais de diferentes países. 

Em relação às pessoas com deficiência (PcDs), a Companhia desenvolve um programa de capacitação, contribuindo para sua inserção tanto nas suas operações como no mercado de trabalho. Em parceria com instituições públicas e privadas, a JBS conduz o Projeto Oficina de Trabalhos Experimentais. Seu objetivo vai além de um treinamento para empregabilidade: é um instrumento capaz de consolidar, na prática, os direitos sociais da pessoa com deficiência, criando condições para promover sua autonomia, inclusão social, integração e participação efetiva na sociedade. Em 2019, o projeto estava implantado em 12 escolas, com 122 alunos. Mas, em 2020, em função da pandemia de COVID-19, o processo o processo foi temporariamente interrompido.

Em 2020, a JBS assinou o Compromisso Público pela Equidade Racial, junto com diversas empresas do setor de bens de consumo. O objetivo do compromisso é reforçar ações de combate ao racismo estrutural. Juntas, as companhias criarão, ao lado de organizações e especialistas no assunto, um plano de ação efetivo e transparente para promover a equidade racial. A Companhia entende que é importante avaliar as posições de liderança por categoria, de forma a promover a igualdade de gêneros e raças. Todo esse processo está alinhado à Política de Diversidade e Inclusão, publicada pela empresa em 2021. 

As diretrizes dessa política estão baseadas em três pilares primordiais

  • Diversidade e Inclusão;
  • Igualdade de Oportunidades;
  • Respeito à Diversidade.

Todas as ações visam à manutenção de um espaço cada vez mais inclusivo e acolhedor das diferenças, à adoção de medidas que garantam e promovam a igualdade de acesso, à permanência e oportunidades em todas as suas áreas e cargos para todo e qualquer profissional da companhia, assim como a constante conscientização sobre os impactos dessas ações. Para auxiliar na elaboração das ações, a companhia contratou a RM Consulting, consultoria liderada por Rachel Maia, que vai atuar para o letramento da alta liderança da empresa sobre questões relacionadas à Diversidade e Inclusão. Em outra frente, a JBS aderiu ao Movimento Mulheres 360, iniciativa que reúne mais de 60 grandes empresas. O objetivo é ampliar a participação feminina no ambiente corporativo

Como resultado de seus esforços, a JBS recebeu a certificação WOB (Women on Board), que reconhece organizações com pelo menos duas mulheres como conselheiras ou diretoras executivas. Apoiada pela ONU Mulheres, a Women on Board é uma iniciativa independente cujo objetivo é promover boas práticas em ambientes corporativos, bem como acompanhar os benefícios que as empresas desfrutam em decorrência da diversidade nas posições de liderança.

A JBS também aderiu ao MOVER – Compromisso Público com a Equidade Racial, com foco no desmantelamento do racismo estrutural e institucional. MOVER pretende gerar 10 mil posições de liderança para negros nos próximos três anos. A JBS também assume o compromisso pela representatividade para refletir em seu quadro de lideranças a diversidade de gêneros, étnica e racial das comunidades em que está inserida

JBS USA

Na JBS USA a diversidade é um dos principais pontos fortes, e o sucesso da empresa depende das habilidades coletivas, históricos e experiências dos colaboradores. Ao tratar com dignidade e respeito, e ao promover a diversidade e a inclusão, cria-se um local de trabalho produtivo e confiável. 

Devido às várias localizações das unidades produtivas e à grande e diversificada força de trabalho, composta por colaboradores de diferentes etnias e nacionalidades, a JBS USA enfrenta desafios de comunicação únicos – até 60 idiomas diferentes são falados em qualquer unidade. Para garantir que todos os colaboradores possam se expressar e entender as mensagens principais, são fornecidos materiais em vários idiomas e dialetos. Isso inclui informações, como benefícios, instruções de segurança, novas contratações e materiais de treinamento contínuo.

Além disso, cada planta oferece acesso ilimitado à LanguageLines, que fornece serviços de tradução e interpretação abrangendo mais de 200 idiomas e cria acesso imediato para comunicação clara em todas as nossas unidades. A JBS trabalha diligentemente para acomodar as necessidades culturais de todos os colaboradores, encorajando todas as unidades a avaliar a eficácia de suas acomodações e a identificar as melhores abordagens para lidar com suas situações específicas.