Responsabilidade com o consumidor

Consumidor

Opções alimentares

São muitos os compromissos da JBS relacionados às demandas de seus exigentes consumidores ao redor do mundo. Entre eles, pode-se destacar o esforço da companhia, ao longo dos anos, para atender a exigências específicas, ampliando a oferta de opções alimentares com produtos plant-based, produtos orgânicos, produtos alergênicos, produtos sem uso de antibióticos, produtos naturais e frescos, atendendo a um público que busca uma alimentação mais saudável, além de aumentar a oferta de produtos em porções menores, oferecendo mais praticidade na rotina de seus consumidores, reduzindo também o desperdício.

Caminhando para o futuro

O acompanhamento das tendências mundiais no mercado de alimentos também oferece à JBS uma vasta oportunidade de negócio. Com uma plataforma de atuação global, presente em 15 países e com mais de 400 unidades de produção e escritórios, a companhia atende diversos mercados com produtos de alto valor agregado. O Time Global de Inovação (GIT – Global Innovation Team) possibilita a alavancagem na vantagem competitiva da empresa, promovendo o compartilhamento global de conhecimento, rápida adaptação na adoção de tendências globais, desenvolvimento e lançamentos de produtos cada dia mais inovadores.

No Brasil, a JBS já oferece ao mercado consumidor proteínas plant-based, que atendem vegetarianos/veganos, flexitarianos e curiosos, por meio da linha Incrível, da Seara. No mercado internacional, marcas como Ozo, nos EUA, os produtos da Vivera, com sede na Holanda, e também no Reino Unido, com a linha Taste & Glory, da divisão dos negócios e refeições da Kerry, também adquirida neste ano, além dos chicken burgers plant-based da MoyPark da Ozo.

Diante de uma crescente tendência e até mesmo necessidade, por causa do crescimento populacional, a JBS investe em Inovação e Tecnologias para expandir cada vez mais sua participação nesse segmento do mercado, desenvolvendo no Brasil, com a Incrível, uma divisão específica para a produção de carnes vegetais.

Em 2021, destaque para a compra da Vivera, empresa que desenvolve e produz um diversificado e inovador portfólio de produtos plant-based substitutos de carne para grandes varejistas em mais de 25 países europeus, com presença relevante nos mercados da Holanda, do Reino Unido e da Alemanha. A aquisição da Vivera fortalece e impulsiona a plataforma global de produtos plant-based da JBS.

Inovação para gerar valor

Seara

A Unidade de Negócio Seara se tornou, em 2019, a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a oferecer uma linha completa de produtos feitos com proteína 100% vegetal, apresentando ao mercado a Linha Incrível Seara, que atende a demanda dos consumidores que buscam por esse tipo específico de alimento. A novidade chegou às gôndolas dos estados de São Paulo e Rio

A Unidade de Negócio Seara se tornou, em 2019, a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a oferecer uma linha completa de produtos feitos com proteína 100% vegetal, apresentando ao mercado a Linha Incrível Seara, que atende a demanda dos consumidores que buscam por esse tipo específico de alimento. A novidade chegou às gôndolas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro no final de 2019 e logo depois já estava disponível em todo o Brasil.

A linha Incrível, que se tornou uma unidade de negócios independente neste ano, conta com 11 itens, que vão desde hambúrgueres a refeições prontas, enriquecidos com ferro e vitamina B12. A linha é 100% vegetal, livre de transgênicos, zero gordura trans, fonte de fibras, sem lactose e sem derivados de ovos e leite. Outra inovação da Incrível foi o lançamento em outubro de 2021 de cinco cortes com pedações íntegros para compor refeições de diárias: tiras, bife, carne moída, cubos e filé de frango.

A Seara também mantém o investimento contínuo que assegura um portfólio de produtos de alta qualidade e alinhado às tendências de mercado globais. Por isso, oferece artigos sem uso de antibióticos, orgânicos e naturais, além da linha de produtos tradicionais. No portfólio especial, destacam-se as linhas Seara Da Granja, com produtos livres de antibióticos e anticoccidianos e frangos nutridos com alimentação verde (green feed); Frango Orgânico, que conta com certificação e promove a criação livre (free range) dos animais; e Nhô Bento, com produtos caipiras e frangos criados livres.

Inovação na prática

Em 2020, a companhia avançou em processos que garantem produtos diferenciados, bem como soluções de transporte, ambientais e para produtores integrados. Confira as principais iniciativas a seguir.

Friboi

Em 2020, a Friboi também lançou 30 produtos, com extensão de portfólio das marcas Bordon, Do Chef Friboi e 1953 Friboi, que atendem às necessidades de clientes e do mercado. Na linha Kitut, foram lançados almôndega ao molho, salsicha ao molho e uma versão fiambre low sódio. O portfólio, agora mais amplo e com opções completas para diferentes refeições e lanches ao longo do dia, também teve sua identidade visual reformulada.

Seara

A Seara foi a primeira grande empresa alimentícia no país a oferecer uma linha completa de produtos feitos 100% com proteína vegetal – a Incrível Seara, que acompanha a evolução do mercado alimentício e dos consumidores que buscam cada vez mais alternativas para incorporar à dieta diária, sem abrir mão de sabor e qualidade. Menos de um ano depois de lançada, a linha Incrível Seara já se tornou líder, com 58% de mercado em hambúrgueres vegetais, segundo levantamento de consultorias especializadas.

Nos últimos dois anos, foram investidos R$ 43 milhões em pesquisa e desenvolvimento, pesquisas de consumo, desenvolvimento de novos produtos e adaptação das unidades produtivas com foco em plant-based.

Em 2020, a Seara e a NoMoo, foodtech brasileira pioneira na fabricação de queijos e iogurtes de castanha de caju fermentados, uniram-se para trazer um produto inédito ao mercado: o Incrível Escondidinho, com sabor carne e queijo vegetal. O queijo NoMoo é resultado de um cuidadoso processo de P&D que permitiu à startup carioca ser a única indústria do Brasil com capacidade de fermentar leite vegetal com a mesma tecnologia utilizada para a fabricação de laticínios convencionais, mantendo as características de ralar, fatiar e derreter, tal como a versão animal.

A colaboração entre Seara e startups de alimentação como a NoMoo surgiu a partir do Incrível Lab, centro de pesquisa e inovação focado em refeições feitas 100% com proteína vegetal. O laboratório da Seara antecipa as tendências globais e acompanha as foodtechs mais avançadas do mundo.

A linha Incrível Seara também lançou, em 2020, isca de peixe, bacalhau e pernil desfiado, diversificando ainda mais a oferta de proteínas aos consumidores. Atualmente, a linha conta com 11 produtos de origem vegetal. Outra inovação da Incrível foi o lançamento em outubro de 2021 de cinco cortes com pedações íntegros para compor refeições de diárias: tiras, bife, carne moída, cubos e filé de frango.

Outra inovação de 2020 foi o lançamento da primeira ave orgânica do Brasil para as festas de final de ano. Atenta aos novos hábitos de consumo, a marca desenvolveu o Fiesta Seara Orgânico. As aves são criadas soltas, sem uso de hormônios e com acesso às áreas externas. A alimentação é composta de grãos não transgênicos, 100% orgânicos, vitaminas e minerais.

As embalagens trazem o selo IBD – maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina –, além do QR Code de rastreabilidade, que permite ao consumidor conhecer todas as etapas de criação e de produção do alimento que está consumindo.

No total, a Seara lançou mais de 200 produtos inovadores dentro das suas categorias para os mercados brasileiro e internacional, bem como expandiu a linha da marca Seara Gourmet e os porcionados e fatiados.

RECONHECIMENTOS PARA A SEARA

 

FiSa Awards Brasil

Única empresa a vencer por três anos consecutivos, a Linha Seara Incrível foi premiada com o primeiro lugar pela Food Ingredients South America (FiSA Awards, na categoria produto mais inovador

Gama Innovation Awards Inglaterra

A linha Incrível Seara – hambúrguer recebeu a premiação pela inovação da “Biomolécula i”

Whow! Festival de inovação Brasil

A Seara conquistou o primeiro lugar na premiação como a empresa mais inovadora

Grande Cases de Embalagens Brasil

A Seara conquistou o primeiro lugar na premiação como a empresa mais inovadora

Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

A linha de corte de frangos orgânicos teve as embalagens funcionais em PET premiadas, na categoria funcionalidade. A linha Turma da Mônica ficou em segundo lugar, na categoria marketing e branding pela realidade aumentada