Responsabilidade com o fornecedor

Fornecedor

O relacionamento com os fornecedores é essencial e relevante para a prosperidade da cadeia de valor.

Por isso, a JBS realiza diversas ações para tornar essa relação cada vez mais próxima, baseada na confiança, no respeito, na ética e na transparência. A companhia atua ao lado dos produtores, oferecendo apoio técnico e de gestão, aliando sustentabilidade e preservação dos negócios dos fornecedores. 

As relações são pautadas pela integridade e têm como referência o Código de Conduta para Parceiros de Negócios. As diretrizes do documento garantem que os fornecedores se mantenham alinhados aos padrões de negócios adotados pela companhia. O código reúne questões relacionadas a direitos humanos, trabalho forçado, segurança do alimento e qualidade do produtos, questões ambientais e integridade empresarial (anticorrupção e combate a subornos). 

Integridade da cadeia de valor

A JBS considera produtos íntegros aqueles que atendem aos mais altos padrões de segurança dos alimentos, de qualidade e de sustentabilidade. Nesse sentido, a companhia tem o compromisso de investir no aperfeiçoamento da operação, da fabricação e do fornecimento dos produtos, desde a adoção de práticas socioambientais na origem até certificações de boas práticas, processos e rotinas por auditorias independentes.

A empresa tem consciência de seu papel de referência na cadeia de valor, que começa pela compra de matéria-prima, com as diretrizes de sua Política de Compra Responsável, influenciando a cadeia de maneira transversal, desde a adoção de boas práticas pelos fornecedores até a qualidade final dos produtos. Por isso, a JBS estabelece uma relação de parceria, incentivando e desenvolvendo ações orientadas ao aperfeiçoamento da gestão e das práticas de seus fornecedores, atuando em duas frentes: garantia de origem e relacionamento com fornecedores.

A aquisição de matéria-prima é pautada pelos princípios da compra responsável, que envolve não apenas a conformidade com os regulamentos federais e locais, mas também em sintonia com as práticas mais sustentáveis no setor.

ODS relacionados

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados aos compromissos relacionados ao pilar Responsabilidade com o Fornecedor: 4-Educação de qualidade; 5- Igualdade de Gênero; 8-Empregos dignos e crescimento econômico; 10- Redução das desigualdades; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12-Consumo Responsável; 15-Vida sobre a terra; 17-Parcerias pelas metas.

Monitoramento da cadeia de fornecedores

A JBS desenvolveu um dos maiores sistemas de monitoramento de fornecedores de gado do mundo, que monitora por imagens de satélites uma área superior a 3,5 vezes a área do Reino Unido, mais de 85 milhões de hectares.  Essa ferramenta garante que a companhia só compre de produtores que atendam plenamente seus critérios socioambientais, entre eles, não possuir áreas embargadas pelo Ibama, não constar na “lista suja” de trabalho escravo e tolerância zero ao desmatamento ilegal, com estrito cumprimento do Código Florestal brasileiro.

Por meio de um avançado Sistema de Monitoramento Socioambiental, a empresa atende às premissas de sua Política de Compra Responsável de Matéria-Prima. 

Diariamente, cerca de 80 mil fazendas fornecedoras de gado cadastradas são analisadas por meio de imagens de satélite. Assim, é possível bloquear a compra de matéria-prima de fornecedores em situações de irregularidades, bem como garantir a origem sustentável de seus produtos. A qualidade da origem de matéria-prima é controlada pela área de Sustentabilidade da empresa.

Documentos corporativos

  1. Política de Compra Responsável de Matéria-Prima  
  2. Código de Conduta de Parceiros de Negócios
  3. Política de Suprimentos América do Sul