Responsabilidade com o Planeta

Planeta

O grande desafio contemporâneo é atender às necessidades alimentares e nutricionais da crescente população global por meio de um modelo sustentável e que permita viver em equilíbrio com o planeta.

Para isso, é preciso maximizar o uso eficiente dos recursos naturais existentes, assim como incorporar as mais recentes tecnologias, inovações e práticas responsáveis em todos os sistemas de produção de alimentos ao redor do globo.

Sendo uma empresa comprometida com a construção do futuro, a JBS mantém práticas ambientais responsáveis, trabalho duro e contínua melhoria e eficiência das operações em toda a cadeia, além de minimização da pegada ambiental, fornecendo opções nutritivas de proteínas para milhões de consumidores, todos os dias.

Esse compromisso se concretiza por meio de três vertentes:

  • Estabelecimento de metas e monitoramento dos indicadores ambientais por equipe qualificada, treinada e dedicada;
  • Elaboração de plano anual de investimentos para melhorias ambientais e engajamento de colaboradores e fornecedores nos temas correspondentes;
  • Engajamento da cadeia de fornecedores de matéria-prima prioritária, em conformidade com as políticas e critérios socioambientais da companhia.

Ecoeficiência de Processos Industriais

A abordagem de gestão da companhia tem como foco a eficiência operacional, inovação e conformidade com leis e regulamentos ambientais aplicáveis. A JBS promove um modelo de melhoria contínua e reconhece que a proteção ambiental e a conservação de recursos fornecem valor e segurança às gerações atuais e futuras.

A empresa possui planos anuais de investimentos para melhorias ambientais.

Saiba mais em Gestão Ambiental e Biodiversidade.

Política de Meio Ambiente e Monitoramento

A observação dos princípios ecoeficientes no dia a dia da companhia é orientada pelas políticas globais e locais, que apresentam padrões e boas práticas a serem aplicadas e divulgam os pontos de monitoramento e controle ambiental para que se obtenha uniformidade de ações e rotina em todas as plantas produtivas.

Saiba mais em Gestão Ambiental e Biodiversidade.

Engajamento com a Cadeia de Fornecimento

A empresa tem consciência do seu papel de referência na cadeia de valor, que começa pela compra responsável de matéria-prima, influenciando a cadeia de forma transversal desde a adoção de boas práticas pelos fornecedores até a qualidade final dos produtos. Por isso, estabelece uma relação de parceria, incentivando e desenvolvendo ações orientadas ao aperfeiçoamento da gestão e das práticas de seus fornecedores, atuando em duas frentes: garantia de origem e relacionamento com fornecedores

Saiba mais em Compra Responsável.

Contribuição aos ODS

Os ODS relacionados aos compromissos da companhia com o planeta são, respectivamente: Água Limpa e Saneamento (6); Energia Acessível e Limpa (7); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11); Consumo Responsável (12); Combate às Mudanças Climáticas (13); Vida Sobre a Terra (15); Parcerias pelas Metas (17).

Conheça os documentos corporativos relacionados

  1. Política Global de Meio Ambiente e Biodiversidade
  2. Política Global de embalagem e reciclagem
  3. Política do Sistema Integrado de Gestão Friboi
  4. Política Ambiental Seara Alimentos
  5. Política do Sistema de Gestão JBS Couros
  6. Política de Compra Responsável de Matéria-Prima
  7. Política Ambiental JBS USA
  8. Política Ambiental Pilgrim’s
  9. Questionário CDP Clima
  10. Questionário CDP Floresta
  11. Questionário CDP Água